65º Congresso da ABM terá abertura no Theatro Municipal

O evento levará à discussão temas da atualidade

 

A Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) fará a abertura de seu 65º Congresso Internacional no ilustre palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, um dos mais importantes e representativos do Brasil. Programado para acontecer entre os dias 26 e 30 de julho, o Congresso também sediará outros dois eventos internacionais: 18th IFHTSE CONGRESS e o primeiro Congresso Internacional TMS/ABM. As atividades dos três eventos ocorrerão no Intercontinental Rio. O Theatro Municipal acaba de passar por sua maior reforma desde sua inauguração em 14 de julho de 1909. Em seus quase três anos de restauração foram investidos R$70 milhões, além de folhas de ouro de 23k trazidas da Alemanha.

A Federação Internacional de Tratamento Térmico e de Superfície (IFHTSE, em inglês) promove pela primeira vez seu Congresso anual na América Latina. O evento acontece em países diferentes, com o intuito de promover e gerar cooperação e informação das práticas e aplicações industriais e científicas. Sintonizada com este objetivo, a ABM sedia a 18ª edição do Congresso da IFHTSE, realizando-o juntamente com seu maior evento anual e ampliando o ambiente de intercâmbio técnico e cultural. Para garantir a integração entre ambos os eventos, os trabalhos na área de tratamento térmico e engenharia de superfície, normalmente apresentados em seu Congresso, serão direcionados para o evento da IFHTSE.

O 1° Congresso Internacional de Materiais ABM/TMS inicia a parceria entre a ABM e a TMS (Sociedade de Metais, Materiais e Mineral), maior entidade de metais e materiais do mundo, com sede nos EUA.Seu enfoque está direcionado a sete temas de relevante importância na área de engenharia e ciência dos materiais: Caracterização e aplicação de biomateriais; Comportamento dinâmico dos materiais; Materiais compósitos; Materiais leves para mobilidade; Materiais e sociedade; Propriedade mecânica dos materiais, com ênfase no tamanho dos grãos; Modelamento computacional e caracterização avançada.

Nesta 65º edição do Congresso, considerado o maior fórum de debates do setor metalúrgico da América Latina, serão debatidas as melhores práticas implantadas pelas indústrias nas áreas de Fundamentos, Gestão, Processos e Produtos e apresentará a produção de P&D de especialistas e pesquisadores de várias partes do mundo. Além disso, o evento levará à discussão temas da atualidade, principalmente durante a sessão Fórum de Líderes.